Santa Catarina enviou bolsas de sangue para ajudar as vítimas dos temporais no Rio Grande do Sul. Além disso, neste domingo (5), o estado catarinense mandou uma segunda aeronave ao estado gaúcho para ajudar em resgates.
O transporte das bolsas de sangue foi feito pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) por terra até Passo Fundo (RS). Dessa cidade, o material será levado de helicóptero a outras regiões do estado gaúcho afetadas pelos temporais.
A Secretaria da Saúde de Santa Catarina disse que, ao longo da próxima semana, serão encaminhadas mais bolsas de sangue, que estão sendo coletadas no Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc).
Conforme a secretaria, quem quiser ajudar pode ir aos hemocentros a partir desta segunda-feira (6). Para checar os horários, visite o site do Hemosc. É preciso fazer um agendamento.
Segunda aeronave
Neste domingo, o helicóptero da Polícia Civil de Santa Catarina que fica em Chapecó, no Oeste do estado, foi enviado ao Rio Grande do Sul pela manhã. O veículo já pousou em solo gaúcho.
Essa aeronave se junta à equipe que está atuando no estado vizinho há quatro dias. Policiais e bombeiros militares estão empenhados no trabalho de resgate, principalmente nas áreas ilhadas e de difícil acesso.
A aeronave que já estava no Rio Grande do Sul antes é um helicóptero da Polícia Militar de Santa Catarina.
Ajuda de SC ao RS
Pelo menos 516 pessoas e 84 animais ilhados nas enchentes do Rio Grande do Sul foram resgatados pelo Corpo de Bombeiros de Santa Catarina desde quarta-feira (1º), informou a corporação no sábado (4). O estado vizinho tem 66 mortes confirmadas por causa dos temporais.
A maioria dos resgatados, segundo os bombeiros, aguardava socorro em cima de telhados e até em árvores.