O Governo de Santa Catarina admitiu falhas graves na Barragem Sul, em Ituporanga, uma das principais do sistema de contenção de enchentes no Vale do Itajaí, e declarou que a estrutura está em “situação crítica”. Um documento divulgado esta semana junto com um edital de licitação aponta a necessidade urgente de uma reforma completa, estimada em R$ 25,3 milhões.
A Defesa Civil lançou a licitação para recuperar a barragem, incluindo a substituição de todas as cinco comportas, com um prazo de execução de 330 dias. No entanto, o Ministério Público (MPSC) exige que as obras comecem até o final de setembro, o que pode não ser viável devido ao cronograma de licitação e análise das propostas.
O documento revela que as comportas C4 e C5 estão inoperantes, comprometendo a segurança e a funcionalidade da barragem. As fortes chuvas de outubro e novembro de 2023 agravaram os danos, incluindo a inundação da sala das comportas e danos extensos aos equipamentos.
A Defesa Civil garante que a estrutura está sendo monitorada continuamente, mas destaca a urgência de intervenções para evitar riscos de falhas catastróficas. O edital de reforma inclui reparos estruturais, substituição de blindagens e instalação de um sistema de automação para as comportas.