Esta sexta-feira (5) promete um grande acumulado pluviométrico em Santa Catarina, com previsões da Defesa Civil indicando volumes médios de chuva entre 40 e 70 mm, e picos que podem atingir até 100 mm em áreas do leste, especialmente próximas ao litoral.
O grande acúmulo de chuvas, conforme a Defesa Civil, eleva o risco moderado de alagamentos, enxurradas pontuais e deslizamentos, particularmente no Planalto Sul, Litoral Sul, Grande Florianópolis, Médio e Baixo Vale do Itajaí e Litoral Norte.
A instabilidade é resultado de uma área de baixa pressão atmosférica que favorece a ocorrência de pancadas de chuva e temporais isolados, comuns no verão, entre a tarde e a noite. Durante o período da manhã, as áreas mencionadas podem enfrentar chuva persistente e intensa. Algumas cidades, inclusive, já registram pontos de alagamento.
No decorrer do dia, enquanto o litoral e proximidades têm previsão de chuva fraca ou garoa, do Meio-Oeste aos planaltos, Alto e Médio Vale, há expectativa de pancadas de chuva e temporais isolados. O mar também reflete a instabilidade do tempo, apresentando agitação principalmente entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, com ondas de quadrante sul de 1,5 m a 2,0 m, alcançando picos de até 2,5 m em alto mar.
No Litoral Norte, o mar se mantém um pouco menos agitado, mas ainda com risco baixo a moderado de agitação marítima e ressaca.