As Projeções de População do IBGE, divulgadas nesta sexta-feira pelo instituto, estimam a proporção do envelhecimento da população de Santa Catarina – e demais Estados – para os próximos anos, em horizonte até 2070. Em um dos dados, SC chegará a 20% da população com mais de 60 anos de idade em 2034.
Conforme a estimativa, serão 1,8 milhão de idosos morando no Estado. Atualmente, são 1,3 milhão de pessoas com mais de 60 anos de idade, equivalente a 16,1% da população, residindo em Santa Catarina.
As projeções estimam crescimento da população do País até 2041, quando deve ser alcançado o pico de 220,4 milhões de moradores. Depois, começa o declínio populacional.
As estimativas são baseadas em diferentes fontes, como os últimos três censos, a série histórica das Estatísticas do Registro Civil, o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) e o Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc), ambos do Ministério da Saúde, entre outros.
No entanto, há variações entre os Estados. Em Santa Catarina, a população deve crescer até 2063, chegando a 10,3 milhões de habitantes, com queda a partir do ano seguinte. A maior expectativa de vida e a menor taxa de fecundidade (o que implica em menor número de nascimentos) contribuem para o aumento da população idosa em números absolutos e proporcionais.
Nas projeções do IBGE, em 2045, Santa Catarina ultrapassa o patamar de 25% da população com mais de 60 anos. O índice de 30% será superado no Estado em 2056.
fonte: IBGE