Prefeitura diz que medida visa preservar gestão da pasta; defesa afirma confiar na Justiça
A Prefeitura de Rio do Oeste confirmou nesta quinta-feira (11) a exoneração da Secretária Municipal de Saúde, Roberta Hochleitner. A decisão, tomada em comum acordo com o prefeito Bruno Pessatti, ocorre após o nome da ex-secretária ser incluído em uma denúncia apresentada pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), que investiga um suposto esquema de fraudes em licitações e desvio de recursos na área da saúde em Rio do Sul.
Reconhecimento da gestão
O comunicado destaca que Roberta Hochleitner desempenhou suas funções “com dedicação e competência” desde o início de 2025. A administração reforça que a medida visa preservar a condução da pasta e garantir a continuidade dos serviços à população rioestense.

Outra profissional desligada
Além da ex-secretária, Sueli Teresinha de Oliveira, psicóloga credenciada pela Prefeitura, também foi citada na denúncia e terá o vínculo encerrado a partir desta sexta-feira (12).
Denúncia do Ministério Público
O MPSC denunciou, ao todo, 12 pessoas, incluindo Roberta Hochleitner, Sueli Oliveira e o médico e empresário Gregori Fernando Bertagnolli, apontado como líder do grupo. A acusação envolve suposto prejuízo de R$ 11,3 milhões, com indícios de empresas de fachada, contratos superfaturados e repasses de percentuais a agentes públicos e intermediários.
Defesa das denunciadas
A defesa de ambas afirmou que ainda não foram formalmente citadas e que só irão se manifestar após ter acesso completo aos autos. As advogadas ressaltaram confiança na Justiça para comprovar a inocência das clientes.









