Contrato de prestação de serviço de médicos não foi renovado e Prefeitura agora chama médicos do concurso público para atuar nas Unidades Básicas de Saúde
Em entrevista a Rádio Mirador na manhã desta segunda-feira (3) o secretário de Saúde de Rio do Sul, Cláudio Azevedo, falou sobre a falta de médicos em Unidades Básicas de Saúde da cidade, após a não renovação de um contrato de prestação de serviço na cidade. Ele relatou que essa demanda será absorvida por profissionais chamados de um concurso público realizado em 2024 e que cinco profissionais já foram chamados, outro dois devem iniciar na próxima semana e outros dois médicos ainda serão convocados para atender nos postos de saúde.
“Nós estamos em um processo de transição porque na virada do ano tivemos que não renovar contrato de médicos que prestavam serviço na cidade, seguindo um aconselhamento do Ministério Público. A gente não renovou este contrato que envolvia 17 médicos que trabalhavam nas Unidades Básicas de Saúde e tivemos que buscar médicos de concurso público, que foi feito em 2024, mas não foram chamados por conta do ano eleitoral. Com as contratações e convocações dos profissionais vamos completar o quando para trabalhar nas Unidades Básicas de Saúde”, comentou.
Conforme explicou o gestor, para atuar nas Estratégias de Saúde da Família que estão nos bairros, o médico preciso ser concursado. “É um convênio com o Governo Federal este programa, onde a cidade recebe um repasse financeiro dessas despesas e um dos requisitos essenciais, é que os médicos sejam concursados, então não pode ser contrato”, comentou o secretário, explicando que após o médico ser chamado ele tem 30 dias para dizer se aceita ou não a vaga.
O secretário ainda garantiu para a população rio-sulense que o atendimento voltará a normalidade. “Peço a confiança e paciência do cidadão, porque é um processo de transição que estamos passando e que a gente precisa entender toda essa sistemática. Isso envolve muita paciência e a gente vai voltar a atender bem o cidadão e essa retomada será gradativa. Temos certeza que o serviço será prestado com excelência. Isso é um compromisso nosso”, finalizou.
Informações: Almir Marques/Rádio Mirador
Texto: Arthur Hoffmann/Rádio Mirador