As vendas do comércio varejista de Santa Catarina cresceram 6,2% em agosto de 2024, em comparação com o mesmo mês do ano passado. O setor de móveis e eletrodomésticos lidera este aumento, com 18% de crescimento no período. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Entre agosto de 2023 e agosto de 2024, o setor de móveis e eletrodomésticos cresceu 18%. Já artigos farmacêuticos, perfumaria e cosméticos tiveram aumento de 12,9%. Em veículos, motocicletas e peças, o aumento foi de 10,1%, e supermercados observaram uma crescente de 7,6% nas vendas. Já setores como combustíveis e lubrificantes (-2,5%) e materiais de construção (-0,9%) registraram redução nas vendas.
Para o governador do Estado, Jorginho Mello (PL), o crescimento das vendas no varejo está atrelada ao aumento de empregos em 2024 e queda na desocupação no Estado (veja mais abaixo).
— Santa Catarina gerou mais de 115 mil empregos com carteira assinada em 2024 e a desocupação é a menor do país. Com o mercado de trabalho aquecido, a tendência é que as pessoas comprem mais, também estimula o setor de serviços e a indústria — afirma.
Comércio varejista ampliado cresce acima da média nacional
Considerando as vendas do comércio varejista ampliado de Santa Catarina, o crescimento foi de 7,7% entre janeiro e agosto de 2024, em relação ao mesmo período do ano passado, acima da média nacional, de 4,5%. Esta área inclui veículos, material de construção e atacado especializado em alimentos, bebidas e fumo.
Entre os estados do Sul, o desempenho de Santa Catarina também foi o maior. O Rio Grande do Sul teve crescimento de 7,5% no varejo ampliado, e o Paraná observou um aumento de 5,5%.
— O comércio varejista tem crescido de forma consolidada na maioria dos setores. Além disso, o resultado de 7,7% em 2024 é muito expressivo porque partimos de uma base de comparação já alta em 2023. A elevação de vendas em setores como veículos e eletrodomésticos, por exemplo, mostra também uma confiança no futuro da economia catarinense — considera o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck.
SC criou 115 mil novos empregos em 2024
Segundo o Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), Santa catarina criou 115.795 novos postos de emprego em 2024. O cálculo é feito a partir do número de admissões (1.170.141) e de demissões (1.054.346). O estoque total de empregos é de 2,5 milhões.
Só em agosto, o saldo de empregos ficou em 7,6 mil, com destaque para o setor de serviços, com saldo de 3,8 mil vagas. A indústria vem em seguida, com saldo positivo de 2,5 mil vagas. No comércio, são 1,1 mil, e mais de 690 na construção. O setor agropecuário, no entanto, teve saldo negativo, de 569 vagas a menos em agosto deste ano.
Fonte: IBGE e NSC