A Tabela SUS para procedimentos cardiovasculares foi reajustada pelo Ministério da Saúde. Os hospitais filantrópicos de Santa Catarina comemoram, mas defendem um reajuste geral e uma revisão periódica de valores.
O Ministério da Saúde reajustou em 75% o valor de 14 procedimentos cardiovasculares na tabela SUS. Com investimento de R$ 270 milhões, o objetivo é ampliar a oferta de procedimentos cirúrgicos. A iniciativa, que ocorre após uma revisão detalhada no modelo de financiamento desse setor, faz parte da estratégia da Pasta para fortalecer a Atenção Especializada, reduzir as filas de espera e recompor o orçamento dos serviços de saúde.
Além desse reajuste, os valores que foram reduzidos pela gestão passada – relativos à 12 órteses, próteses e materiais especiais (OPMEs) – serão resgatados, voltando ao valor anterior. A medida foi pactuada com representantes de estados e municípios. Também será realizada uma revisão da política de alta complexidade na atenção cardiovascular nos próximos 120 dias.