Prefeito de Rio do Sul foi um dos palestrantes do Encontro Estadual de Atores do Desenvolvimento, do Sebrae/SC
A abertura de empresas de forma rápida e sem burocracia é um grande fator que pode contribuir com o desenvolvimento das cidades. A avaliação do prefeito de Rio do Sul, José Thomé, é fundamentada nos números d+ município, que mostram que a cidade, além de praticamente triplicar o número de CNPJs ativos em seis anos, facilitou os empresários para abrirem as portas de novos negócios com a média de 21 minutos, a mais baixa do país.
“Reduzimos as burocracias e os entraves através do esforço de gestão, ajustes nos sistemas e uma grande parceria do Sebrae na construção de ferramentas que possibilitem esta melhoria aos empresários”, destacou Thomé, que nesta terça-feira (15), palestrou em evento promovido pelo Sebrae/SC em Florianópolis.
Thomé apresentou alguns dos principais programas aplicados em Rio do Sul que compõem a “Capital de Oportunidades”, que já foi premiado pelo Sebrae em nível nacional com o prêmio Prefeito Empreendedor, no ano passado. Entre os destaques, Rio do Sul apresenta índices de melhoria no ambiente de negócios, o corte de taxas de alvará e vigilância sanitária, programas de sucesso na educação, saúde e assistência social, assim como o aumento no volume de produtos adquiridos da agricultura familiar para a distribuição na merenda escolar.
Durante o Encontro Estadual de Atores do Desenvolvimento nesta semana na capital do Estado, o Sebrae/SC convidou participantes do ciclo 2023/2024 do Programa Cidade Empreendedora, para proporcionar integração para troca de experiências, aprimoramento de conhecimento e incentivo ao comportamento proativo.
“Foi com muito trabalho que conseguimos superar desafios para implantar políticas públicas que motivassem o desenvolvimento. Hoje, em Rio do Sul, uma empresa pode abrir as portas de forma imediata, dependendo do serviço que vai executar. Em média, são 21 minutos para todos os setores, e isso é incrível e uma grande conquista”, destacou.
Departamento de Comunicação
Prefeitura de Rio do Sul