A moradora autuada tem 20 dias corridos para apresentar defesa ao órgão ambiental
Uma moradora de Florianópolis foi multada em R$ 10 mil por tocar em uma tartaruga-marinha no arquipélago de Fernando de Noronha, em Pernambuco. Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a autuação ocorreu após um vídeo — no qual a mulher e os filhos aparecem fazendo carinho no animal — circular nas redes sociais. O auto de infração foi lavrado em 3 de outubro, mas a multa foi divulgada na quarta-feira (15).
As imagens, gravadas no dia 26 de setembro, mostram a mulher e o filho passando a mão em uma tartaruga-marinha durante um banho de mar. A ação é proibida pelo Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) de Fernando de Noronha. De acordo com Edineia Corrêa, coordenadora da Área Temática de Proteção do ICMBio, o contato físico com animais silvestres pode causar estresse, ferimentos ou alterar o comportamento natural da espécie.
O ICMBio reforça que visitantes da ilha devem manter distância, não alimentar e nem tocar nos animais. A moradora autuada tem 20 dias corridos para apresentar defesa ao órgão ambiental.
Veja o vídeo:
Fonte: ICMBio / ND +












