A Guarda Municipal de Rio do Sul recebeu 314 currículos de pessoas interessadas em atuar como coordenadores de segurança e monitoramento escolar. Entre os dias 11 e 15 de setembro, os 40 selecionados para a fase seguinte da seleção, vão participar de um treinamento. A aula inaugural começa às 8h de segunda-feira (11), no auditório da Secretaria Municipal de Educação, que fica no Bairro Boa Vista.
A capacitação terá aulas diárias com instrutores da Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Procuradoria Jurídica do município, Secretaria de Educação, Defesa Civil, Instrutor de Defesa Pessoal, além de prever a visitação técnica em unidades educacionais.
Ao final do treinamento, haverá uma prova classificatória, onde serão selecionados os 29 coordenadores que atuarão diretamente nas unidades educacionais do município. São cargos de livre nomeação e exoneração, com contrato de tempo determinado de seis meses, podendo ser prorrogado. O salário é de R$ 2.308,16, com um adicional de Vale-Alimentação por dia trabalhado, que pode chegar a aproximadamente R$ 500 por mês.
A contratação destes profissionais é uma das 10 Medidas Para uma Escola Mais Segura, proposto pela Prefeitura de Rio do Sul e uma comissão formada por representantes de órgãos de segurança, escolas e sociedade civil com o objetivo de oferecer condições de um ambiente escolar mais seguro, seja na parte de infraestrutura, equipamentos e pessoas capacitadas para o enfrentamento de diversas situações que podem colocar em risco a integridade de alunos e profissionais envolvidos no ambiente escolar.
Atribuições do cargo
Coordenar as ações de segurança nas unidades públicas de ensino Municipal; coordenar as ações de controle de acesso às unidades públicas de ensino; coordenar as ações estratégicas para garantir a segurança das unidades públicas de ensino; supervisionar, orientar e executar o serviço de segurança; inspecionar periodicamente as unidades de ensino, visando corrigir e detectar anormalidades ou solucionar problemas.
Supervisionar a manutenção da ordem interna em toda as unidades públicas de ensino, inclusive parques, ginásios de esportes e estacionamento, tomando as providências cabíveis em caso de qualquer anormalidade; coordenar as ações de prevenção com os profissionais da educação e adotar medidas corretivas; coordenar planos de emergência; realizar análises de Segurança/Avaliação de Risco nas unidades públicas de ensino; desempenhar outras atividades inerentes à garantia da segurança nas unidades públicas de ensino, bem como aquelas delegadas pelo Secretário de Educação.