O levantamento feito pela Rádio Mirador, mostra que o número de ocorrências é maior que o último ano, quando no mesmo período, apenas duas mortes haviam sido registradas
O boletim mensal de indicadores da Secretaria de Segurança Pública do Estado mostra que nos dois primeiros meses de 2025, apenas três homicídios foram registrados pela Polícia Militar de Santa Catarina, no Alto Vale. O levantamento feito pela Rádio Mirador, mostra que o número de ocorrências é maior que o último ano, quando no mesmo período, apenas duas mortes haviam sido registradas.
Os dados do boletim apresentam informações do dia 1º de janeiro a 28 de fevereiro. Foram três homicídios registrados na região. Um deles foi a morte de um homem, de 42 anos, que foi esquartejado no dia 11 de janeiro, no bairro Canoas, em Rio do Sul. O segundo registro é do trágico homicídio seguido de suicídio, em Presidente Getúlio, no dia 12 de fevereiro, onde Amauri Luis Jorge, de 51 anos, foi morto por sua companheira. E o último caso foi registrado em Ituporanga. no dia 27 de fevereiro, onde um homem foi encontrado morto em uma trilha com sinais de violência.
Os dados mostram que quase 90% das cidades do Alto Vale apresentam ocorrências de homicídio nos primeiros meses do ano. Duas cidades são exceção e registraram homicídios por dois anos seguidos, Ituporanga e Rio do Sul. O município do Vale Sul inclusive foi a única cidade do Alto Vale que teve registro de homicídio nos dois primeiros meses de 2024. O número de ocorrências é igual ao de 2023, quando também foram registrados dois homicídios no Alto Vale.
A média estadual nos dois primeiros meses deste ano é a menor dos anos já contabilizados. Em janeiro foram 51 ocorrências, contra 53 do último ano. Já em fevereiro foram 38 registros, 11 a menos que 2024.