Interdição temporária entre Itapema e Balneário Camboriú ocorre entre meia-noite e 2h para testes de segurança
A Arteris Litoral Sul realiza, na madrugada desta quarta-feira (5), um simulado de emergência no túnel do Morro do Boi, em Balneário Camboriú. A ação integra a fase final das obras de modernização do sistema de automação e segurança do local.
Bloqueio total da pista norte
Para a execução da atividade técnica, será necessário o bloqueio total da pista norte da BR-101, no trecho do túnel, entre meia-noite e 2h da manhã. A interdição ocorrerá na altura do posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Itapema, no km 143, e o tráfego será liberado após o término do exercício. A escolha do horário busca reduzir os impactos no trânsito e garantir a segurança durante a operação.

Investimento em modernização
O túnel, que acaba de receber um novo sistema de automação, passou por um investimento de R$ 36 milhões no processo de retrofit conduzido pela Arteris Litoral Sul. A estrutura, com 1.007 metros de extensão, duas faixas de rolamento, acostamento e passarela para pedestres e ciclistas, teve modernizados seus sistemas de ventilação, iluminação, energia, monitoramento, combate a incêndio e comunicação de emergência.

Monitoramento em tempo real e mais segurança viária
Agora, o túnel opera com monitoramento em tempo real, totalmente integrado ao Centro de Controle Operacional da concessionária, o que garante respostas automatizadas a ocorrências e eleva o padrão de segurança e eficiência no trânsito entre Itapema e Balneário Camboriú.
Fonte: PRF / ND Mais












