Na sexta-feira (2), o Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), lançará oficialmente o site Italianos na Colônia Hansa – Hammonia durante a segunda edição do A-Gosto de Cultura que ocorre entre 1º a 31 de agosto, em Ibirama.
O site, que traz mais de 1,5 mil imagens digitalizadas, é um dos resultados do projeto Campus de Cultura Udesc “Digitalização do acervo documental da Sociedade Colonizadora Hanseática; Análise da influência italiana na Colônia Hansa-Hammonia”, cujo edital foi lançado em 2022.
Ao todo, foram quase três anos de pesquisa em parte do acervo do Arquivo Público Municipal de Ibirama Carlos Pabst – que diz respeito à Sociedade Colonizadora Hanseática.
“O projeto teve exposições, palestras e, agora, com o site vamos conseguir democratizar ainda mais a informação, ou seja, esperamos atingir um grande número de pessoas com o material histórico que traz registro de compra de terras, mapas e outros documentos”, comenta o coordenador do projeto, Rafael Rossi Schafer.
Sobre a Hansa – Hammonia
A Colônia Hansa-Hammonia era formada pela cidade de Ibirama e outros municípios que fazem parte do Vale Norte, microrregião do Alto Vale do Itajaí.
Parceiros
O projeto tem como parceiros o Arquivo Público de Ibirama Carlos Pabst, local que são realizadas as digitalizações; o Circolo Trentino di Presidente Getúlio, que é uma associação de descendentes de italianos que tem interesse na parte histórica da ocupação do território por parte dos italianos e descendentes; e, ainda, da Escola de Educação Básica Cecília Ax, localizada no Bairro Rio Ferro, em Presidente Getúlio, que é um reduto italiano. A escola oferece aos alunos, por exemplo, a língua italiana como segunda opção de língua estrangeira. (Ascom Udesc)