Na sexta-feira (21), o diretor-geral do Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Marino Luiz EyerKaufer, realizou a palestra de abertura do evento comemorativos dos 80 anos da Escola Estadual Bernardo Muller, em Presidente Getúlio.
Com o tema Escola e comunidade – histórias que se confundem, Marino destacou que a relação escola e comunidade é fundamental para o desenvolvimento educacional e social dos indivíduos, além de propiciar a integração e colaboração, o envolvimento dos pais, a aprendizagem experiencial, a responsabilidade social, a cultura a identidade e ação diante de desafios e soluções.
“Foi um encontro inesquecível da Udesc com a educação básica. A colaboração eficaz entre escola e comunidade pode potencializar o impacto educacional e social, criando um ambiente de aprendizagem mais rico e significativo para todos os envolvidos”, disse Marino.
Na palestra ele ressaltou, por exemplo, que a escola tem a sua identidade arquitetada no meio de que ela faz parte, com todos os segmentos que a compõem, levando-se em conta necessidades, crenças e valores. “É uma identidade que se afirma na articulação com as outras instituições sociais – a família, a comunidade, a igreja, as associações, as empresas – e que se configura no cumprimento do compromisso social”, falou Marino.
Para o diretor da escola estadual Bernardo Muller, Bruno Loch, a palestra prendeu a atenção dos participantes pelo assunto e pela forma como foi apresentada. “Uma escola para ter qualidade na educação, precisa de vários fatores para acontecer, ter uma comunidade participativa, professores valorizados e alunos respeitosos. Isso foi muito destacado pelo Marino”, concluiu.
Momento marcante
Um momento marcante do evento foi a revelação da bandeira da escola que levará a história de 80 anos para o seu futuro. A bandeira foi escolhida por um concurso feito por alunos da escola, cuja vencedora foi a aluna Kellen Nayara Stange.
Além de pais, alunos e professores, a comemoração reuniu ex-diretores da Escola Bernardo Muller e lideranças municipais e estaduais, como a supervisora da Coordenadoria Regional de Educação de Ibirama, Rosimeire Jacinto.
“A Udesc Alto Vale precisa se envolver cada vez mais na educação básica. Parabenizo o diretor Bruno Loch pela condução brilhante da escola, por seu declarado amor ao ofício e sobretudo pela organização do evento dos 80 anos da escola e pelo convite de palestrar na abertura do evento. Nós da Udesc Alto Vale estamos juntos da construção dos próximos capítulos do educandário”, finalizou Marino. (Ascom Udesc)