O Conselho Universitário (CUn) da UFSC irá tratar, na reunião ordinária desta terça-feira (28), às 14h, da suspensão do calendário acadêmico de 2024. Desde o dia 11 de março os servidores técnico-administrativos estão em greve e os professores aderiram à paralisação no dia sete de maio. No dia 14 de maio, em ato chamado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) Luís Travassos, os alunos decidiram entrar em greve.
O início do debate sobre a suspensão total das atividades ocorre hoje, mas amanhã (29) o mesmo CUn irá promover uma reunião extraordinária para tratar exclusivamente deste assunto.
A situação, entretanto, é bastante confusa e há um clima de divisão no Campus. Na última sexta-feira (24) após uma assembleia tensa, concluiu-se uma votação que, no entendimento da Associação dos Professores (Apufsc), decretou o fim do movimento de paralisação. Mas o Comando de Greve, considerou que a consulta à categoria e a assembleia foram ilegítimas e antidemocráticas, e disse que a greve continua.
Na segunda-feira (27), em Brasília, o presidente da Apufsc assinou acordo com o Governo Federal aceitando a proposta para a categoria.
Nesta terça-feira, ainda, ocorre pela manhã uma assembleia do Comando de Greve.