A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi considerada a segunda melhor universidade federal brasileira pela classificação do Webometrics Ranking of World Universities para 2024. Entre todas as universidades da América Latina, a UFSC ficou em oitavo lugar.
Entre as federais brasileiras, a instituição fica atrás apenas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Se consideradas todas as universidades brasileiras, a UFSC aparece na quinta posição.
O levantamento é uma iniciativa do Cybermetrics Lab, grupo de pesquisa pertencente ao Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC) da Espanha.
Além da UFSC, outras quatro instituições nacionais então no top 10, entre estaduais e federais, no ranking latino-americano:
- 1º – Universidade de São Paulo (USP)
- 3º – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
- 4º – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
- 6º – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)
Se considerado o ranking global, a UFSC aparece na 403ª posição.
Criado em 2004 e com presença em mais de 200 países, o Webometrics Ranking of World Universities avalia cerca de 31 mil instituições de ensino superior no mundo. São analisados indicadores webométricos e bibliométricos, considerando fatores referentes à visibilidade (impacto do conteúdo na internet); excelência (principais artigos citados); e transparência ou abertura (principais pesquisadores citados).
Foto/crédito: Henrique Almeida/Agecom UFSC