Determinada a auxiliar os municípios afetados pelas cheias da região, a Unimed Alto Vale lançou em outubro a campanha “Mãos dadas pelo Alto Vale”. A campanha ganhou proporção estadual com apoio da Federação das Unimeds de Santa Catarina e passou a ser chamada de “Mãos dadas por Santa Catarina”.
Nesta primeira ação foram arrecadados muitos itens e fundos para auxiliar atingidos em toda a região. Porém, em pouco tempo outro evento climático atingiu o Alto Vale, de forma devastadora. E a Unimed Alto Vale novamente não mediu esforços para auxiliar, lançando uma campanha intitulada “Força Alto Vale”.
Quando a população ainda se reerguia, um outro evento assolou o Alto Vale. “A segunda enchente nos pegou de surpresa, pela rapidez que o nível do rio subiu e consequentemente de pessoas que foram atingidas”, ressalta o diretor presidente.
“Apesar de contarmos com a contribuição dos médicos cooperados, colaboradores e parceiros, ainda não seria o suficiente. Então, apresentei essa demanda em uma reunião com os presidentes das Unimeds de Santa Catarina e prontamente fomos acolhidos pela Unimed Criciúma, através do presidente, Dr. Leandro Avany Nunes”, ressalta Dr. André.
Foram arrecadados aproximadamente R$ 90.000,00, além de itens de higiene pessoal, produtos de limpeza, cestas básicas, água potável, brinquedos, roupas de cama e banho, colchões, travesseiros e outros. As doações chegaram através da Unimed Alto Vale, médicos cooperados, colaboradores e comunidade, da Unimed Brusque, Unimed Blumenau, Unimed Grande Florianópolis, Unimed Criciúma e Federação do Estado de Santa Catarina através Instituto Unimed. Os produtos foram doados a moradores das cidades de Taió, Rio do Sul, Rio do Oeste, Laurentino, Trombudo Central e Agronômica. A Comissão BRHaiti também foi beneficiada com doações de roupas e alimentos.