O 13° Batalhão de Polícia Militar iniciou em 17 de julho, uma operação no condomínio Marcolino Martinho Felipe, localizado no bairro Barra do Trombudo, com o objetivo de ampliar a ostensividade policial e prevenir crimes, especialmente relacionados ao tráfico de drogas.
Além das guarnições do 13º BPM, a operação conta com o apoio de outras unidades, como o Batalhão de Aviação de Polícia Militar (3º BAPM – Balneário Camboriú), Regimento de Polícia Militar Montada (São José e Lages), e Pelotões de Patrulhamento Tático (4º BPM – Florianópolis, 6°BPM – Lages, 14°BPM – Jaraguá do Sul, 18º BPM – Brusque e 22°BPM – Florianópolis). Este esforço conjunto mobiliza um grande contingente de policiais, permitindo a realização de ações planejadas para a preservação da ordem pública, que continuarão a ser realizadas.
Com a presença da Polícia Militar, estão sendo realizadas ações de melhoria no local, visando promover a integração entre a Polícia Militar e os moradores, além de garantir segurança, conforto e dignidade aos cidadãos do Alto Vale. Entre as ações já realizadas, destacam-se:
* Pintura de locais pichados;
* Instalação de câmeras de segurança;
* Melhoria da iluminação;
* Instalação de portão eletrônico, restringindo o acesso aos moradores do condomínio;
Essas iniciativas demonstram o compromisso da Polícia Militar com a qualidade de vida e a segurança da comunidade.
A Polícia Militar está focada no Alto Vale, reforçando o policiamento e desencadeando ações no combate à criminalidade, com medidas ostensivas, repressivas e preventivas, inclusive através de ações por parte da Agência de Inteligência da Polícia Militar. Já foram realizadas prisões de criminosos, apreensões de objetos ilícitos e recuperação de veículos furtados e adulterados. Entre os resultados já obtidos, destacamos:
* Prisão em flagrante de um homem por adulteração de sinal identificador de veículo automotor (motocicleta com dados divergentes entre placa e motor, e sem numeração de chassi);
* Prisão em flagrante de um homem pelos crimes de tráfico de drogas, porte ilegal de munição e porte de simulacro, bem como recaptura de fugitivo;
* Cumprimento de Mandado de Prisão de um homem pelo crime de feminicídio;
* Prisão em flagrante de um homem por receptação dolosa e recuperação de veículo furtado;
* Cumprimento de Mandado de Prisão de um homem em Lages, que havia fugido do condomínio alvo da operação em Rio do Sul, prisão possível em razão da troca de informações entre as agências de inteligência da Polícia Militar, Rio do Sul e Lages.
O 13º Batalhão de Polícia Militar reforça que a operação não possui data para terminar, e a Polícia Militar permanecerá presente no local 24 horas por dia, até que a ordem e a segurança sejam restabelecidas na região.