Um temporal atingiu a pequena cidade de Rio do Campo, no fim da tarde de sexta-feira (5). A chuva e as rajadas de vento próximas dos 100 km/h provocaram muitos prejuízos. Imagens mostram telhados arrancados, carros atingidos pelos materiais que voaram e até uma igreja onde a cobertura se desprendeu e a água tomou conta da área de celebração das missas.
Apesar dos danos, não há informações de pessoas feridas.
A Defesa Civil de Santa Catarina classificou o episódio no município de menos de 6 mil habitantes como “tempestade severa com intensas rajadas de vento”. Dados do órgão apontam que o vento chegou a 94,3 km/h em Rio do Campo. Na manhã deste sábado (6), cerca de 100 imóveis ainda estavam sem energia elétrica, conforme informações do site da Celesc.
A Paróquia e Matriz São José, no bairro Floresta, teve a cobertura arrancada praticamente inteira. No momento, não havia nenhuma celebração na igreja, mas pessoas trabalhavam na pintura do salão de festas e o padre atendia algumas confissões. O barulho do vento e o susto de ver o telhado ir parar no meio da rua foi grande, conta coordenador-geral da paróquia Seno Junkes.
Uma das fotos mais emblemáticas do temporal foi justamente na igreja. Ela mostra as peças do telhado caídas no entorno de uma imagem santa, a qual ficou intacta.
Foi preciso chamar um caminhão para recolher todo o material no meio da rua. Voluntários se mobilizaram para ajudar na igreja, que ficou alagada. A paróquia está aceitando doações para consertar o que foi destruído pelo temporal. As transferências podem ser feitas via Pix para o número 47984889807.
Uma casa ao lado da igreja, usada como base da Polícia Militar de Rio do Campo, também teve o telhado arrancado pela força do vento. Ao menos três carros foram danificados. Outras imagens mostram a destruição deixada em um terreno onde havia painéis solares. Muitos deles voaram e foram sendo arremessados uns contra os outros.
Em uma residência, ainda em construção, parte das telhas foi parar no chão e os caibros ficaram à mostra.