Os vereadores de Rio do Sul, assinaram na sessão desta segunda-feira, 19, uma moção de apelo ao prefeito José Thomé, para que solicite aos governos Estadual e Federal, medidas compensatórias e melhorias nas ruas da capital do Alto Vale que estão sendo afetas pelo fluxo intenso de veículos desde a interrupção do trânsito devido a cratera que se formou na Br-470.
O vereador, Jaison Caetano, que sugeriu a moção, destaca que o Legislativo está preocupado com a situação e que providências urgentes precisam ser tomadas. “O município está sendo diretamente afetado já que esse deslizamento de terra está impactando severamente a infraestrutura viária de Rio do Sul, causando danos significativos às ruas e acessos municipais “, argumentou.
O vereador alega ainda que a população rio-sulense também está enfrentando dificuldades diárias de mobilidade, que comprometem o acesso a serviços essenciais.
A moção também foi apresentada levando em conta a responsabilidade compartilhada entre as esferas federal, estadual e municipal para garantia da infraestrutura e bem-estar da população. Ele pede quatro medidas, entre elas uma compensação para minimizar os impactos causados à população de Rio do Sul, por meio de recursos emergenciais destinados à recuperação das vias afetadas.
O documento solicita ainda o reparo e recuperação das vias municipais que estão sendo prejudicadas pela queda de barreira, principalmente Serra Tomio e acessos aos bairros Budag, Pamplona e Barragem.
Segundo Jaison, os vereadores também cobram na moção que as autoridades responsáveis adotem medidas preventivas eficazes para evitar futuros incidentes, por meio de investimentos em sistemas de contenção de encostas e demais estratégias de prevenção de desastres naturais.
Outro ponto solicitado é mais transparência e comunicação das autoridades para que mantenham a população informada sobre as ações tomadas, prazos estimados para solução dos problemas e eventuais medidas adicionais que possam impactar o cotidiano dos munícipes. “A moção de apelo, assinada por todos os vereadores reflete a preocupação legítima desta Casa Legislativa em defender os interesses da comunidade de Rio do Sul, bem como todo uma região. Esperamos que as autoridades competentes atendam prontamente a este apelo, garantindo a segurança, o bem-estar e a normalidade das atividades cotidianas em nosso município”, finaliza.