No sábado, o vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin deve visitar Brusque. A informação foi confirmada por fontes ligadas à campanha do candidato a prefeito de Brusque, Paulo Eccel.
De acordo com o presidente do PSB em Santa Catarina, Claudio Vignatti, Alckmin participará de um ato político a partir das 10h da manhã, em apoio à campanha do candidato do PT.
Os detalhes da agenda do vice-presidente na cidade do Vale do Itajaí ainda não foram anunciados.
A eleição em Brusque ocorre devido à cassação da chapa do ex-prefeito Ari Vegui e do ex-vice-prefeito Gilmar Doerner em maio deste ano após decisão do Tribunal Superior Eleitoral.
Como a próxima eleição municipal só ocorre em outubro de 2024, uma nova eleição deve ser realizada para escolher o prefeito e vice para este período. O pleito municipal acontecerá em Brusque no dia 3 de setembro.
A candidatura de Paulo Eccel a prefeito de Brusque foi rejeitada pela Justiça Eleitoral, no entanto, o Tribunal Regional Eleitoral deferiu uma liminar e o político segue concorrendo à prefeitura. A decisão ocorre até o julgamento do pedido de impugnação contra a sua candidatura, o que deve ocorrer em breve em Florianópolis.
Eccel teve o registro de candidatura indeferido na semana passada, de acordo com decisão do Juiz Eleitoral da Comarca de Brusque, Edemar Leopoldo Schlösser.
No dia 5 de agosto, o advogado representante da coligação Avança Brusque, em Defesa da Liberdade (Republicanos/PL/DC), liderada pelo candidato adversário André Vechi, contestou o pedido de candidatura de Paulo Eccel após supostas inconsistências na prestação de contas dos diretórios municipais de Brusque dos partidos PCdoB, Cidadania e Solidariedade.
No entanto, uma liminar foi solicitada ao TRE para deferimento provisório da candidatura, enquanto o recurso não é julgado.