Bloco liderado pelo Brasil em 2024 amplia articulação internacional com 10 parceiros
O Vietnã foi oficialmente incluído como país parceiro do Brics nesta sexta-feira (13), conforme anunciou a presidência brasileira do bloco, que lidera os trabalhos em 2024. Com a entrada do país asiático, o número de parceiros chega a dez, ao lado de Belarus, Bolívia, Cazaquistão, Cuba, Malásia, Nigéria, Tailândia, Uganda e Uzbequistão. Essa nova categoria foi criada durante a 16ª Cúpula do Brics, realizada em outubro de 2024, em Kazan, na Rússia.
Com quase 100 milhões de habitantes e uma economia integrada às cadeias globais, o Vietnã passa a ter presença garantida nas cúpulas do bloco, encontros ministeriais e demais fóruns do Brics. Além disso, poderá endossar declarações e documentos finais do grupo.
O Brics é composto atualmente por 11 países-membros: África do Sul, Arábia Saudita, Brasil, China, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia, Índia, Irã e Rússia e representa quase metade da população mundial, com 48,5%, além de ter grande peso no comércio global e nas reservas de recursos naturais.
Só em 2024, as trocas comerciais entre Brasil e Brics somaram US$ 210 bilhões, o equivalente a 35% do total negociado pelo país.
Fonte: Agência Brasil