O velocista rio-sulense Vinicius de Brito é o novo recordista sul-americano da categoria Sub-18 na prova dos 110 metros com barreira. A marca e o título foi alcançado no sábado nos Jogos da Juventude Ribeirão 2023, com o atleta representando a Seleção Catarinense.
Na pista da Academia da Força Aérea, em Pirassununga (SP), subsede dos Jogos, o atleta fez o tempo de 13s20 para anotar a nova marca continental na prova dos 110 metros com barreira.
A marca superou o recorde sul-americano anterior da categoria, de 13s38, que pertencia a John Paredes, da Colômbia, desde 2019. Vinicius também estabeleceu o novo recorde dos Jogos da Juventude, marca que era de 13s48, estabelecida na edição de 2013 por Julio Cesar Nascimento de Oliveira, do Rio de Janeiro.
“Muito feliz de ter conquistado essa marca. Era um objetivo que eu almejava e fico muito feliz de ter batido esse recorde”, disse Vinicius.
A vitória nos Jogos da Juventude coroa o grande ano do barreirista, que em 2023 sagrou-se bicampeão brasileiro Sub-18 e também conquistou a medalha de prata no Mundial Escolar, realizado em agosto, no Rio de Janeiro (RJ). Também foi campeão Sul-Americano Sub-20, recordista e medalhista de ouro dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina.
O próximo desafio do atleta é o Campeonato Ibero Americano de Atletismo que acontece neste mês, em Lima no Peru.
Foto Luiza Moraes/COB