A Defesa Civil de Rio do Sul mantém o alerta para possíveis ocorrências devido aos dias seguidos de chuva. O solo encharcado aumenta o risco de deslizamentos de terra, queda de barreiras, árvores e postes, além de danos estruturais, como rachaduras em muros e paredes. Em caso de problemas, moradores devem sair do local imediatamente e acionar a Defesa Civil pelo telefone 199.
Segundo o diretor do órgão, Renato Abreu, o volume de chuva previsto para Rio do Sul foi inferior ao esperado, mas algumas áreas do Alto Vale registraram acumulados entre 150 e 200 mm desde sexta-feira (6). Em Rio do Sul, o rio Itajaí-Açu atingiu quase 6 metros, mas não oferece risco de enchente e deve estabilizar e baixar nas próximas horas desta segunda-feira (9).
Até o momento, não houve registro de ocorrências relacionadas às chuvas no município. Durante o fim de semana, a Defesa Civil permaneceu de sobreaviso pelo telefone 199. As barragens operam normalmente, com retenção de 27% em Taió e 10% em Ituporanga.
A previsão indica melhora nas condições climáticas, com chuvas fracas ainda nesta segunda-feira, mas sem grandes impactos no Alto Vale. Áreas de instabilidade estão se afastando de Santa Catarina, embora algumas regiões possam ter precipitações isoladas, conforme boletim da Defesa Civil Estadual.
Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Rio do Sul