Uma das instituições mais respeitadas e admiradas em todo Brasil. Assim pode ser definido o Corpo de Bombeiros. Seu lema é salvar vidas. Em Rio do Sul, a corporação completa 51 anos de atuação.
O órgão de segurança pública iniciou as atividades na cidade em abril de 1973.
Ao longo de pouco mais de meio século de história, muitas vidas foram salvas enquanto outras vieram ao mundo com a ajuda dos profissionais dos bombeiros.
Para comemorar mais de meio século da instalação no município, o 15º Batalhão de Bombeiros Militar realizou na tarde desta quarta-feira (3) um evento alusivo à data nas dependências do quartel, que fica na Alameda Bela Aliança, no Bairro Jardim América. O ato contou com a presença do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, Coronel Fabiano Bastos das Neves, e do subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, Coronel Jefferson de Souza, além de oficiais e praças da corporação e autoridades políticas locais.
Na oportunidade, foram agraciadas várias personalidades, entre militares da ativa e da reserva do Corpo de Bombeiros e autoridades públicas e entidades que apoiaram a instituição na Operação Enchente durante os eventos climáticos extremos registrados no final do ano passado na região do Alto Vale do Itajaí. As medalhas reconhecem as ações realizadas pelos homenageados em prol da corporação. Também houve a entrega de viaturas.