A ordem de serviço que autoriza as obras de dragagem no Rio Itajaí-Açu foi assinada na manhã deste sábado (11), em Rio do Sul, pelo governador Jorginho Mello. Esperada há mais de dez anos por moradores do Alto Vale, o serviço tem seis meses para ser concluído.
O contrato no valor de R$ 16 milhões faz parte de uma licitação e prevê o desassoreamento e limpeza das margens em oito quilômetros do rio.
Segundo o governador de SC, Jorginho Mello, a medida deve ajudar na prevenção de desastres ambientais no Estado, assim como proteger as populações ribeirinhas.
“Vamos para dentro do Rio Itajaí-Açu para que possamos dar um alento para o povo do Alto Vale que frequentemente perde tudo”, explica.
A dragagem deve aumentar a capacidade de escoamento do rio e reduzir o risco de inundações, de acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina.
Afluentes do Itajaí-Açu que passam por outras cidades do Alto Vale também serão beneficiados. “Essa deve ser a primeira de uma série de ações de prevenção”, disse o governador.