Com um caso de uma nova variante do vírus confirmado na última semana, Santa Catarina tem apenas 13% de cobertura vacinal da dose de reforço contra a Covid-19. Segundo dados do Ministério da Saúde, 681,4 mil pessoas haviam tomado a dose bivalente para reforçar o esquema de vacinação, em um universo de 5 milhões de catarinenses que estariam aptos a tomar a nova dose, por terem completado o esquema primário de duas doses há pelo menos quatro meses.
Com apenas o esquema vacinal primário (primeira e segunda dose) contra a Covid-19, um homem de 37 anos, morador de Biguaçu, procurou atendimento médico no dia 24 de julho. A confirmação do caso foi divulgada pela Secretaria de Saúde do estado na terça-feira (5). Esse foi o caso do primeiro paciente confirmado com a nova variante em Santa Catarina.
A médica infectologista Sabrina Sabino explica que a baixa cobertura vacinal contribui de forma significativa para o aumento de casos em Santa Catarina. “Sem dúvida, o impacto da nova variante e a relação da baixíssima cobertura vacinal que nós temos, principalmente com a vacina bivalente aqui no Estado de Santa Catarina, contribui de forma significativa para o aumento do número de casos”, diz a médica
De acordo com o Ministério da Saúde, 6.325.078 pessoas tomaram a primeira dose da vacina em Santa Catarina. Na segunda dose, a adesão populacional foi menor: 5.779.422 pessoas. Já na atual dose de reforço, da vacina bivalente, apenas 681.471 pessoas tomaram o imunizante.
Fonte NSC