Em uma reunião histórica do Consórcio de Integração do Sul e Sudeste (COSUD) a vice-governadora de Santa Catarina, Marilisa Boehm, propôs a criação de um fundo emergencial preventivo às crises climáticas.
A ideia foi apresentada durante a abertura oficial do evento na capital paulista onde, até sábado, serão debatidos por líderes políticos e técnicos dos sete estados integrantes do grupo temas como meio ambiente, defesa civil, segurança pública e governança.
Anfitrião da reunião, o governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas, concordou que o desafio da mudança climática é algo que “veio para ficar” e que as regiões Sul e Sudeste vão enfrentar o problema de modo recorrente.
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, agradeceu a solidariedade que o Estado recebeu durante as cheias do mês passado e retribuiu a ajuda aos catarinenses.
Em sua fala, Marilisa disse que assim como o Rio Grande do Sul sofreu no mês passado, nós estamos sofrendo agora. E outros estados têm outros problemas, como secas, enchentes e deslizamentos.
A vice-governadora afirmou ter certeza de que, unidos, poderemos resolver estes problemas com muito mais facilidade e inteligência.
Fotos: Marcelo S. Camargo / Governo do Estado de SP