Em visita a Rio do Sul neste domingo (19), o governador Jorginho Mello reuniu-se com o prefeito José Thomé, o diretor da Defesa Civil, Renato Abreu, entre outras lideranças locais e estaduais. O governador se solidarizou com os moradores da cidade que passam pela quinta enchente em 2023 e que 62 cidades do Estado foram atingidas por algum tipo de situação envolvendo chuvas ou vendaval, sendo o Alto Vale uma das regiões mais castigadas.
Mello colocou que toda a estrutura de governo está atuando com sua capacidade máxima para atender as demandas dos municípios. Ele assumiu novamente a responsabilidade por buscar recursos para obras e serviços necessários para a redução de cheias no Estado, como as elencadas no Plano Jica, que envolve construção de barragens de contenção e melhoramentos fluviais.
“Nós vamos fazer. Agora, mais do que nunca, torna-se fundamental, mesmo com esta situação de El Niño que está revolucionando o clima. O Governo do Estado não tem recursos suficientes para isto, mas vamos buscar onde for possível para atender esta necessidade que é urgente de nossa população”, comentou.
O prefeito de Rio do Sul, José Thomé, lembrou da necessidade de compasso entre governo estadual, municípios e o legislativo catarinense em todas as esferas, para a redução dos problemas em situações como esta, quando os volumes de chuva são acima do normal. Ele pediu ainda ajuda na entrega de donativos, utensílios emergenciais e aumento do efetivo das forças de segurança para atendimento dos cerca de 1,7 mil desabrigados e quase 18,8 mil desalojados na cidade.
A Secretária Estadual de Desenvolvimento Social, Maria Helena Zimmermann, colocou que há dificuldade para a chegada de suprimentos por conta da logística, mas que colchões devem ser entregues em Rio do Sul ainda neste domingo. Avalia-se ainda a entrega de mantimentos.
O governador lembrou que o Exército posicionou positivamente na manhã deste domingo, que terá tropas vindo para atendimentos em Rio do Sul e região. E que todas as aeronaves disponíveis das forças de segurança estão em atuação, inclusive com apoio do Paraná.