No Brasil desde 1995, a marca alemã BMW anunciou essa semana ter atingido a marca de 200 mil carros vendidos no Brasil. O crescimento atual é puxado pelo modelo líder de vendas na categoria premium, o BMW Série 3, que é fabricado em território nacional e representa, hoje, 40% das vendas totais da montadora no Brasil.
A marca foi comemorada pela BMW Brasil, destacando a participação da fábrica em Araquari, que já opera há nove anos e produziu 90 mil veículos. Conforme o comunicado da montadora, a unidade no Norte de Santa Catarina “desempenhou um papel essencial nessa conquista e tem sido fundamental na fabricação de veículos que conquistaram os corações dos brasileiros”.
A chegada de uma fábrica da BMW ao Brasil foi alvo de muita expectativa e a escolha por Araquari fez a economia local saltar. A pedra fundamental da planta às margens da BR-101 foi lançada em 2013 e, atualmente, a montadora representa 25% de todo o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que retorna para a prefeitura. A quantia já chegou a ser 46% do valor arrecadado em ICMS, agregando no setor econômico e projetando nacionalmente a cidade. A empresa vê o município como estratégico, já que é possível ter flexibilidade para atender rapidamente às demandas das concessionárias e clientes.
Na unidade em Araquari, a BMW produz atualmente os modelos X1, Série 3, X3 e X4, e projeta ampliar a sustentabilidade da planta com mais placas de energia solar nos próximos anos.
Fonte: LUCAS PARAIZO/NSC Total