O primeiro mutirão de castração de cães e gatos em Rio do Sul em 2024 será realizado nos dias 31 de janeiro e 1º e 2 de fevereiro. O evento que era pra ter acontecido ao final de 2023 passado, foi reagendado para o início deste ano por conta das enchentes que atingiram a cidade.
Os cerca de 300 animais cadastrados para aquele mutirão permanecem com a vaga assegurada. O atendimento será para fêmeas cujos donos são dos bairros Boa Vista e Eugênio Schneider (31 de janeiro), Santana e Alto Santana (1º de fevereiro) e Laranjeiras e Albertina (2 de fevereiro). Não há mais vagas para cadastramento em nenhum dos dias de mutirão.
Para o restante de 2024, mais mutirões estão previstos em diversos bairros da cidade. São pelo menos 900 procedimentos que serão feitos, ainda em processo de contratação pela Secretaria de Saúde. Os eventos serão distribuídos ao longo do ano e de acordo com a demanda dos bairros. Por isso, é importante que o morador interessado, procure os agentes comunitários de saúde de seu bairro para fazer um pré-cadastro.
Os animais que podem ser castrados são as fêmeas, sempre de cães e gatos com mais de seis meses de vida e independente do porte. A preferência é sempre por bichinhos pertencentes a famílias carentes, que não tem condições de contratar o serviço de forma particular.
Desde 2017, pelo menos 3,7 mil animais já foram castrados em mutirões promovidos pela prefeitura. E para 2024, serão mais 1,2 mil atendimentos gratuitos para as famílias da cidade.