A Prefeitura de Rio do Sul lançou em seu portal oficial (riodosul.sc.gov.br), novo cadastro para pessoas atingidas pelas enchentes entre outubro e novembro de 2023, para que estas possam requerer o saque emergencial do FGTS. O preenchimento deverá ser feito até segunda-feira (11), e as informações serão inseridas no sistema da Caixa Econômica Federal para posterior verificação de documentos e havendo a homologação será possível liberar até R$ 6.220,00, de acordo com o saldo do trabalhador.
A Caixa liberou o cadastramento e o direito a fazer o saque do FGTS apenas para o cidadão que comprovadamente foi atingido pelas enchentes.
Entre os documentos necessários para solicitação está o comprovante de residência emitido nos últimos 120 dias anteriores à decretação de calamidade pública (como é o caso da conta de luz, por exemplo).
Para atender a demanda a Celesc terá atendimento especial no sábado (9) na agência de Rio do Sul, que fica na Avenida Governador Ivo Silveira, nº 150, no Bairro Canta Galo. O gerente regional da Companhia, Manoel Arisoli Pereira, falou sobre essa iniciativa e outras formas para ter acesso ao comprovante de residência, em uma entrevista ao Jornal do Alto Vale, da Rádio Mirador: