Uma pesquisa aplicada pela Serasa em maio e junho de 2022 aponta que 40% dos brasileiros já foram vítimas de fraudes financeiras. De acordo com a instituição, 14% das fraudes foram a partir de transações como o Pix e 13% a partir da emissão de boletos falsos (quando a vítima paga o boleto de uma dívida que não existe).
Em época de feirões de negociações de dívidas, como Feirão Limpa Nome, promovido pela Serasa neste mês, a atenção deve ser redobrada. Muitos sites fraudulentos aproveitam o momento para oferecer negociações falsas.
Para contribuir com a redução dos problemas, a Serasa lançou um serviço em que em um minuto o consumidor consegue denunciar sites ou redes sociais fraudulentas. Basta acessar o site denunciefraudes.serasa.com.br.
Feirão Limpa Nome
O Feirão Limpa Nome online vai até 30 de novembro e conta com mais de 530 milhões de ofertas, com até 99% de desconto, concedidas por mais de 500 empresas, entre concessionárias de energia, operadoras de telefonia, varejistas, bancos e outras instituições financeiras.