O Instituto do Meio Ambiente (IMA) divulgou mais um relatório de balneabilidade do litoral catarinense, que aponta aumento do número de pontos impróprios para banho subiu em relação há uma semana.
O segundo boletim do Verão revela que 145 dos 238 pontos de praias onde é realizada a aferição estão próprios para o banho, nove a menos que o relatório da semana anterior, divulgado em 8 de dezembro, quando 156 locais estavam próprios.
Em comparação à temporada anterior 2023/2024 começou com cenário pior. No ano passado, no primeiro relatório do verão passado eram 197 pontos apropriados para o mergulho no mar catarinense e no segundo 152. A análise mais recente do IMA, indica que em Florianópolis, dos 87 pontos analisados, 67 locais estão próprios para banho.
Em Balneário Camboriú, segundo o mapa da balneabilidade, todos os pontos da Praia Central estão impróprios. Outros destaques são Itajaí, que tem todos os locais avaliados dentro dos padrões considerados próprios; Laguna, onde apenas um dos pontos está impróprio, e São Francisco do Sul, que tem dois trechos não indicados a banhistas.
O Programa de Monitoramento da Balneabilidade do IMA contempla 28 municípios litorâneos e mais de 100 praias e/ou balneários do Sul ao Norte de Santa Catarina, compondo as cidades de: Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Balneário Camboriú, Balneário Barra do Sul, Balneário Rincão, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Governador Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Paulo Lopes, Passo de Torres, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo, São Francisco do Sul e São José.
No site do IMA é possível verificar o mapa de balneabilidade de todo litoral de Santa Catarina.