Está aberto o período de pré-cadastro de moradores que tenham cães ou gatos que precisam realizar a castração. Válido apenas para as fêmeas, o mutirão será em outubro nos bairros Santana e Alto Santana, Boa Vista, Eugênio Schneider, Laranjeiras e Albertina já podem procurar uma agente de saúde da unidade básica de saúde para fazer a reserva. Este pré-cadastro não garante a efetivação do agendamento, já que passará por uma análise prévia antes do mutirão.
A previsão de atendimento é de 360 animais somando os três bairros, incluindo cachorros e gatos, de pequeno ou de grande porte. A preferência é sempre por realizar o procedimento em fêmeas. Neste ano, o total de procedimentos a ser feito pela Secretaria de Saúde é de 1 mil cirurgias, já com serviços contratados através de licitação.
O prefeito José Thomé considera os mutirões de castração uma questão de saúde pública e também tem um caráter social importante. “Oferecemos este procedimento gratuito para as famílias, principalmente aquelas que não podem pagar pelo procedimento em clínica particular. Nós incentivamos as pessoas a adotarem um animalzinho, até mesmo os vulneráveis e abandonados e que seja bem cuidado. E o poder público está fazendo a sua parte”, destacou.
Em média, cada fêmea castrada deixa de criar 10 animais em um ano, reduzindo significativamente a situação de famílias terem que cuidar dos filhotes ou encaminhar para a doação. Sem contar a redução de animais de rua ou possivelmente abandonados.
O investimento neste ano em castrações será de R$ 152.200,00. Desde o início de 2017, a prefeitura de Rio do Sul já realizou em torno de 3,8 mil cirurgias em cães e gatos, sempre gratuitamente aos proprietários.