Na noite de segunda-feira, pouco antes das 22h, a Barragem Oeste, em Taió, voltou a transbordar. Com a água atingindo a marca de 23 metros e 30 centímetros, esta é a segunda vez neste mês que a água passa por cima do vertedouro, agravando ainda mais o estado de alerta da Defesa Civil e da população. A estrutura permanece com as sete comportas fechadas e verte uma lâmina de água de 38 centímetros.
A cidade de Taió está enfrentando um dos momentos mais críticos de sua história em relação a eventos climáticos extremos. Recentemente, a região foi duramente atingida por inundações que resultaram em perdas materiais e no deslocamento de famílias para casas de amigos e familiares, além de abrigos abertos pela prefeitura.
Diante da situação atual e do novo transbordamento da barragem, a Defesa Civil mantém o estado de alerta. O órgão enfatiza a importância da população se manter informada e preparada para possíveis emergências, uma vez que as fortes chuvas devem retornar à região na sexta-feira. A primeira vez que a Barragem Oeste verteu foi na madrugada do dia 8 de outubro.
Foto arquivo: Aristeu Farias, Rádio Educadora