Conforme a pauta da sessão, foram sete indicações apresentadas pelos vereadores
Foi realizado na manhã desta terça-feira (28) a primeira reunião ordinária da 21ª legislatura da Câmara de Vereadores de Rio do Sul. O encontro foi no nova sede da Câmara, que fica na Rua XV de Novembro, em edifício integrado com a União de Câmaras e Vereadores do Alto Vale do Itajaí (Ucavi) e Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi).
Conforme a pauta da sessão, foram sete indicações apresentadas pelos vereadores. As solicitações partiram dos vereadores Mario Sergio Stramosk, Ricardo Pinheiro e Everson Feuser. O presidente da Câmara, Ruan Cipriani, também realizou a leitura e apresentou um Projeto de Lei que aborda a inclusão de atividades e conteúdos sobre educação financeira no plano curricular das escolas da rede pública municipal de ensino de Rio do Sul. O executivo também realizou a leitura de seis projetos de lei, sendo que quatro deles são relativos a alterações na reforma administrativa instituída em dezembro de 2024, no Plano de Carreira e vencimentos dos servidores públicos, na legislação municipal referente às Fundações Municipais e altera a lei que dispõe da Política Municipal da Pessoa Idosa.
Conforme o presidente do legislativo rio-sulense uma das novidades em 2025 será a criação das sessões itinerantes, que vão acontecer nos bairros da cidade. Ele ainda detalhou o projeto de lei que apresentou, sobre a educação financeira.
“Este projeto de Lei foi construído junto com a Secretaria de Educação, buscando atender crianças do 1ºao 9º ano separados em fases, por exemplo, do 1º ao 5º ano serão aplicados alguns conceitos de educação financeira e do 6º ao 9º serão outros conteúdos abordados. Essa matéria não pode ser colocada no turno porque depende de aprovação do Ministério da Educação, porém, vamos colocar como opcional esta matéria no contra turno escolar. Atualmente o contra turno tem nas escolas Modelo Ella Kurth e Ceplas, podendo atender até mil crianças”, comentou.
Informações Almir Marques/Rádio Mirador
Texto Arthur Hoffmann/Rádio Mirador