A Campanha de Multivacinação de crianças e adolescentes será iniciada na próxima segunda-feira (23) em Rio do Sul. A alteração foi por conta da enchente que assola a cidade e gerou atraso para acesso da população aos imunizantes.
A população poderá procurar uma das unidades com sala de vacina que já estão em condições de receber o público, após limpeza e organização pós enchente, ou as unidades que não foram atingidas. São as unidades dos bairros Barra do Trombudo, Bela Aliança, Bremer, Budag, Canta Galo, Fundo Canoas, Progresso, Santa Rita e Taboão, além da Policlínica, que fica no centro. É importante levar sempre documentos pessoais e carteira de vacinação.
O “Dia D”, também foi reagendado. Será dia 28 de outubro, quando todas as unidades de saúde estarão abertas para atender a comunidade das 8h às 17h, sem fechar para o almoço.
O objetivo dessa mobilização, que vai até 4 de novembro, é garantir a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes de zero a menores de 15 anos, contribuindo para o controle e erradicação de doenças imunopreveníveis.
Para a secretária de Saúde de Rio do Sul, Roberta Hochleitner, essa é mais uma oportunidade para colocar as doses em dia. “Todos os imunizantes ofertados na rede são cientificamente testados e seguros. Para garantir a proteção das crianças e adolescentes, precisamos mais uma vez da colaboração dos pais, mães e responsáveis. Cuidem da saúde daqueles que vocês amam e aproveitem a campanha para regularizar a situação vacinal”, reforçou.
Vacinas disponíveis
- Rotavírus (diarreia)
- Poliomielite oral e intramuscular (paralisia infantil)
- Pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, Haemophilus influenza tipo b- Hib)
- Pneumocócica
- Meningocócica
- DTP
- Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)
- HPV (previne o câncer de colo de útero e verrugas genitais)
- Meningo ACWy
- Febre amarela
- Varicela
- Hepatite A
- Covid-19 (para crianças a partir de 6 meses)