Após um fim de semana de fortes chuvas pelo estado, as equipes da Casan seguem trabalhando para recuperar os sistemas de abastecimento de água comprometidos devido aos temporais.
A região mais prejudicada no momento é a do Vale do Itajaí. Em Rio do Sul, o abastecimento está comprometido em diversos bairros da cidade e os trabalhos se concentram no conserto de redes e no bombeamento.
Em Agronômica e Aurora, o abastecimento já está sendo retomado e vai normalizar até a noite.
O sistema integrado de Ascurra, Rodeio e Apiúna também está com o tratamento de água reduzido por causa do acúmulo de materiais na entrada do poço da captação, com equipes mobilizadas na limpeza do local.
Em Atalanta, o abastecimento foi paralisado devido a uma queda de energia que afetou o bombeamento e novo gerador será instalado nesta segunda, 20, para retomar o fornecimento.
Em Trombudo Central, Vidal Ramos, Petrolândia, Rio do Oeste e Laurentino, os reservatórios estão operando normalmente, com abastecimento comprometido apenas em regiões mais distantes, a ser normalizado durante o dia.
Na Serra Catarinense, Urubici, São Joaquim e Ponte Alta tem equipes trabalhando na recuperação do sistema de captação e distribuição.
Na região Oeste, uma das mais atingidas na última sexta-feira, com pelo menos 15 municípios afetados, o abastecimento está praticamente recuperado.
O diretor de Operação e Expansão da Casan, Pedro Joel Horstmann, ressalta o reforço nas equipes em campo e orienta o uso econômico da água no período.