A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Rio do Sul destaca a importância dos comerciantes preencherem o formulário disponibilizado pela prefeitura calcular as perdas econômicas em virtude da enchente que atingiu a cidade. A informação pode embasar pedidos de recursos, linhas de crédito e outros tipos de apoio para reconstrução.
O presidente da CDL, Marco Aurélio Vargas das Neves, comenta que nesse formulário podem ser considerados prejuízos físicos, perda de faturamento pelos dias parados, entre outros. “Esse cadastro vai levantar e identificar os prejuízos de todos incluindo perda de lucro cessante, quanto deixou de faturar, funcionários que não puderam trabalhar e outras situações que comprometeram as empresas. Quanto mais informações tivermos, melhor”.
Ele comenta que os dados serão encaminhados para o Governo Federal, Estadual, entidades e bancos, buscando recursos e linhas de crédito para fomentar a economia que foi duramente impactada pela enchente desde o dia 4 de outubro.
A prefeitura estima que pelo menos 11 mil pessoas foram desalojadas e mais de 300 ruas foram inundadas. Também foram registrados prejuízos infraestrutura pública e privada e ainda, uma morte por afogamento.
O formulário pode ser acessado entrando no site oficial do município (riodosul.sc.gov.br) e clicar no banner em destaque na parte superior. Não há prazo para encerramento da pesquisa, já que a enchente ainda não é considerada encerrada.
Foto/crédito: Diego Sommer/Prefeitura Rio do Sul