Santa Catarina pode entrar no circuito de provas da Stock Car, da Fórmula Truck e de outras categorias do automobilismo e do motociclismo já em 2025. Pelo menos é o que quer o prefeito de Chapecó, João Rodrigues.
Depois de receber uma área de mais de 400 mil metros quadrados do Automóvel Clube Chapecó, a prefeitura da maior cidade do Oeste catarinense está acelerando a construção da pista do que virá a ser o novo autódromo internacional do Estado, que ficará na estrada geral para Linha Cachoeira – a 20 quilômetros do Centro. A expectativa é que ele fique pronta até o fim de 2024.
As obras de terraplanagem, a cargo da entidade – a prefeitura se comprometeu a pagar o asfalto –, avançaram e a foto que ilustra esta postagem dá uma ideia de como será o traçado.
Ao todo, serão pouco mais de 4 quilômetros de extensão, com destaque para uma reta de largada de 871 metros. O circuito terá uma largura de até 15 metros, além de áreas de escape, 37 boxes e torre de controle. O traçado desenhado permitirá sete alternativas de pistas por meio dos chamados shortcuts – ou simplesmente “atalhos” que encurtam ou aumentam a pista.
Rodrigues estimou um investimento total de R$ 80 milhões na construção do autódromo, que com obras complementares poderia receber até 30 mil pessoas. Depois de pronto, o complexo deve ser administrado pela iniciativa privada.
Para receber competições nacionais e internacionais, o autódromo será homologado pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), Federação Internacional de Motociclismo (FIM) e Federação Internacional de Automobilismo (FIA). A aposta é que, com um calendário regular de corridas, venham de carona outros investimentos para fortalecer o turismo na região.
Fonte: NSC Total
Foto: Bragaglia Arquitetos Associados