O Centro de Inovação do Alto Vale (CINF), localizado no Encontro dos Rios, em Rio do Sul, irá promover uma ação de revitalização ambiental após as recentes enchentes que atingiram a cidade em 2023. A ação conta com a parceria da Associação empresarial de Rio do Sul (Acirs) e do Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (Unidavi), com apoio da Prefeitura de Rio do Sul e do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comdema).
A iniciativa consiste na retirada de árvores quebradas e derrubadas de forma natural e pela enchente, e do recolhimento de entulhos trazidos pelos rios que desaguam no entorno do CINF, seguida do replantio de espécies nativas da região. Todo planejamento foi feito por meio de um termo de compromisso ambiental, já reconhecido pela prefeitura municipal.
Previsto para ocorrer entre o final de maio e o início de setembro, o replantio será feito com árvores nativas da região, como sassafrás, pinos, imbuia e outras. Realizado por alunos das escolas locais, o plantio irá incentivar a conscientização ambiental e a participação ativa da comunidade na preservação do meio ambiente.
É importante ressaltar que nenhuma árvore está sendo derrubada ou removida do local. A ação concentra-se na retirada de árvores e plantas que já estavam caídas devido à enchente, visando, assim, promover a renovação e a preservação da área. Como ressalta Robson Avi, Biólogo e professor na Unidavi.
“Iremos inicialmente fazer uma limpeza das árvores em riscos e exóticas, que compõe a vegetação ciliar e que sofreram danos após enchente, além de remover entulhos das margens dos rios, e em seguida fazer o enriquecimento do entorno com espécies nativas para recompor a área”, afirmou o biólogo.
O CINF destaca-se não apenas pela sua atuação na área da inovação, empreendedorismo e tecnologia, mas também pelo comprometimento com a sustentabilidade e a preservação ambiental, principalmente por estar em uma área importante para a cidade. A ação de replantio das árvores nativas reafirma o papel da instituição como agente de transformação positiva na comunidade.
“E de extrema importância que esse espaço seja limpo, pois com a enchente algumas árvores caídas danificaram a cerca de proteção. Ainda tivemos um acúmulo dos entulhos, lixos e até móveis que estão presos aqui no entorno. Essa limpeza pré-plantio irá melhorar a qualidade do espaço frequentado por diversas pessoas, que é também a casa de diversos animais que passeiam aqui pelo Cinf”, completou Gabriel de Borba neto, gestor da Acirs uma das entidades responsáveis pela administração do espaço.