A coleta de lixo orgânico em Rio do Sul nesta segunda-feira (20), atenderá algumas regiões de forma excepcional, de acordo com a capacidade de chegada dos veículos e a demanda. As regiões das ruas Rui Barbosa, Dom Pedro II, Princesa Isabel, Dom Bosco e a alameda Aristiliano Ramos e a avenida Oscar Barcelos vão ter o recolhimento, além das regiões do Hospital Regional e da UPA 24h. Os 21 abrigos abertos para atendimento dos desabrigados também terão recolhimento.
O cronograma aos poucos voltará ao normal, mas ainda está sendo feito de forma provisória, já que os caminhões que levam o lixo para o aterro, não tem passagem pela BR-470 e poderão ficar lotados.
Pede-se aos moradores que não serão contemplados com o recolhimento nestes primeiros dias da semana, que armazenem o lixo de forma adequada e aguardem os comunicados da prefeitura para encaminhamento. Também se pede que o lixo doméstico não seja misturado aos entulhos da enchente, que podem ser depositados nas ruas.
Orientações para o recolhimento de entulhos em Rio do Sul
A Defesa Civil de Rio do Sul recomenda aos moradores da cidade que os entulhos gerados pela enchente sejam deixados sempre na área da rua, onde há estacionamento, e não nas calçadas.
Desta forma, as máquinas poderão carregar o entulho mais rapidamente. Se deixar na calçada, o recolhimento é mais demorado pois depende do apoio de pessoas.
Apenas fica a orientação para que o depósito não interfira o no trânsito de veículos. E ao mesmo tempo, liberando as calçadas para os pedestres.
A prefeitura de Rio do Sul terá reforço de máquinas para o recolhimento de entulhos. Pelo menos oito cidades já conformaram ao prefeito José Thomé que vão ceder equipamentos e funcionários para ajudar na limpeza e recolhimento de materiais. As atividades devem começar nesta segunda-feira (20).