O agravamento da dengue em Santa Catarina motivou o Detran a iniciar a Operação Limpa Pátio. Atualmente, são 26.168 veículos nos 310 pátios por todo o estado, que pertencem à Polícia Rodoviária Federal (PRF), prefeituras, delegacias e os licitados.
Há carros que estão há mais de 10 anos parados, acumulando água, lixo e sendo potencial “berçário” para reprodução do mosquito Aedes Aegypti.
Será firmado um termo de cooperação com o Tribunal de Justiça para liberação de veículos para leilão.Dos mais de 26 mil veículos nos pátios, 17.339 estão com algum tipo de restrição judicial (Renajud, judicial, extrajudicial e posse judicial). Serão estes que irão a leilão.
A campanha é realizada entre o Detran e a Associação de Pátios de Veículos Apreendidos e Reboques do Estado de Santa Catarina.
— Por determinação do governador Jorginho Mello, essa é a maneira que o Detran/SC está contribuindo para acabar com a possibilidade de criadouro para o mosquito da dengue. A saúde pública também é uma preocupação do Detran e os carros nos pátios, em razão das chuvas, podem se transformar em local propício para o mosquito se alastrar. Somos parceiros na luta contra a dengue — afirma o presidente do Detran-SC, Kennedy Nunes.
Dengue
Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), da Secretaria de Estado da Saúde, no período de 31 de dezembro de 2023 a 29 de janeiro de 2024, foram identificados 7.185 focos do mosquito Aedes aegypti em 182 municípios. Dos 295 municípios catarinenses, 154 são considerados infestados pelo vetor.