Dezenas de peixes apareceram mortos na Praia Central de Balneário Camboriú nesta terça-feira (16). Imagens feitas por uma moradora, por volta das 14h, mostram famílias na orla com os animais sem vida ao lado. Em alguns registros, crianças “pescam” com as próprias mãos na faixa de areia e na água. A prefeitura informou que está apurando a situação.
Luciene Vieira conta que caminhava como faz habitualmente quando começou a perceber a presenças dos pequenos peixes na areia, mortos, na altura da Rua 2600. Ela relata que na água havia mais, uns ainda com vida. Crianças tentavam ressuscitar os bichos ao devolvê-los ao mar, mas sem sucesso. Outros foram colocados em baldes, como mostram as fotos abaixo.
Natural de Balneário Camboriú, a mulher diz ter presenciado banhistas questionando os guarda-vidas sobre o motivo dos peixes estarem mortos na praia. Luciene afirma nunca ter presenciado cena igual. O caso ocorreu bem no dia em que o Navio Marina, da Oceania Cruises, chegou a Balneário Camboriú pela primeira vez. A bordo estão cerca de mil passageiros.
A prefeitura disse que a Secretaria de Meio Ambiente foi informada da situação durante a tarde e esteve no local para apurar a situação. Até a publicação deste texto o órgão não sabia o que pode ter provocado o surgimento e morte dos peixes. O Instituto do Meio Ambiente (IMA), que faz a análise da qualidade da água nas praias de SC, disse não ter sido notificada da situação.
Especialistas ouvidos pela reportagem dizem que somente uma investigação pode explicar o fenômeno, entretanto citam algumas possibilidades. Uma delas seria o descarte de peixes de baixo valor comercial por embarcações de pesca. A outra seria por causa da onda de calor e da poluição, áreas mais rasas podem ficar sem oxigênio suficiente para certas espécies que acabam morrendo.
O IMA aponta que todos os pontos analisados na Praia Central estão impróprios para banho.
Informações NSC Total