De acordo com dados da Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc), 222. 808 empresas foram constituídas em 2023 no Estado catarinense, sendo 96% delas de micro e pequeno porte. O setor que mais se destacou foi o de transporte, armazenagem e correio, que subiu duas posições, de 4° lugar para 2° lugar no ranking de constituições em comparação com o ano de 2022.
Além disso, Santa Catarina contabilizou um saldo positivo de 116.283 novos negócios em 2023, diz a Jucesc. As cidades que mais somaram empresas constituídas foram Florianópolis, Joinville, Blumenau e Itajaí.
O secretário da Indústria, do Comércio e do Serviço (Sicos), Silvio Dreveck, avalia os números com otimismo.
”O Estado continuará recebendo e apoiando investidores e dando segurança jurídica para quem quer ampliar e investir em novos negócios. Nosso foco sempre é emprego e renda”, ressalta Dreveck.
O presidente da Jucesc, Fernando Baldissera, relembra que os dados de empresas constituídas em 2023 é o maior desde 2019. No ano passado, por exemplo, 210.863 estabelecimentos foram constituídos.
”O sistema da Junta Comercial 100% digital é uma facilidade para o empreendedor. O povo catarinense é trabalhador e sempre busca novas oportunidades de negócios. Estamos otimistas e o objetivo é aumentar a abertura de empresas em 2024”, destacou o presidente da Jucesc, Fernando Baldissera.
Fonte: Diane Ziemann / Júlia Venâncio / NSC Total