Pesquisa agora será utilizada pela prefeitura para buscar formas de financiamentos mais baratos para empresas e pessoas
Após cerca de 20 dias para preenchimento, foi encerrado o levantamento de prejuízos de pessoas físicas e jurídicas causadas pela enchente em Rio do Sul no mês de outubro. E segundo a secretaria de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo da prefeitura, 2.077 questionários foram respondidos, sendo 944 (45,5%) de empresas e 1.133 (54,5%) de residências. Juntas, elas formam uma estimativa de R$ 104.308.254,78 em prejuízos.
Os dados levam em conta a estimativa de perdas de faturamento, perda de bens imóveis, matérias-primas, mercadorias, equipamentos e máquinas. Há ainda um segundo item na pesquisa que leva em conta o lucro cessante das empresas, ou seja, o levantamento de quanto a empresa deixou de lucrar no período de enchente. Este teve um total de R$ 44.940.730,99 declarados pelos que responderam o questionário.
Com estes dados, a prefeitura pretende levar agora as informações de prejuízos para o Badesc, o BRDE, cooperativas e outros bancos e agências de crédito, que possam ajudar os empresários com financiamentos com taxas de juros mais acessíveis, tanto para pessoas físicas ou jurídicas.
“Os dados são os mais fidedignos possíveis, pois vieram através de pesquisa respondida pelas próprias pessoas que tiveram prejuízos em um período de quase 20 dias. Agora, buscaremos formas de ajudar os empresários com a oferta destes bancos, públicos e privados, para que facilitem a reconstrução e a organização dos negócios dos empresários atingidos˜, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Fiamoncini.
Ele lembra ainda que os dados das pessoas físicas também ajudam a ter uma noção ideal de qual foi o impacto da enchente na cidade. E salienta que a prefeitura tem um programa próprio do Juro Zero, que facilita o acesso a financiamento para micro e pequenos empresários, de forma que, se cumprida a regra do programa, um financiamento teria a vantagem dos juros serem quitados pela própria prefeitura. Para ter acesso, basta procurar a Casa do Empreendedor, de Rio do Sul.
Departamento de Comunicação
Prefeitura de Rio do Sul