A Agência Nacional de Mineração (ANM) ordenou, na última sexta-feira (13), o fechamento de três estruturas da Mina Fábrica Nova, em Mariana (MG), por apresentarem problemas de estabilidade física e nos sistemas de drenagem. Nos documentos, a ANM classifica a situação das estruturas como em “risco iminente”. As informações são do g1.
Segundo a ANM, esses problemas estruturais podem ocasionar incidentes como o que atingiu o dique da Mina Pau Branco, em Belo Horizonte. Em janeiro de 2022, a estrutura transbordou e o material se espalhou pela BR-040. No entanto, ao invés de transbordar pela estrada, se essas estruturas comprometidas se romperem, irão atingir 295 pessoas que residem no local.
Na tarde desta segunda-feira (13), a Defesa Civil de Mariana, a Defesa Civil Estadual, o Ministério Público de Minas Gerais, a Fundação de Meio Ambiente de Minas Gerais e a a ANM realizaram uma fiscalização conjunta das estruturas. Essa vistoria irá determinar se os moradores sairão ou não de suas casas.
A Vale precisa mostrar um laudo comprovatório de segurança para poder retomar as atividades. A empresa disse que está ciente da interdição e que iria acompanhar as inspeções. Em nota, diz ainda que “as estruturas geotécnicas da companhia são vistoriadas frequentemente pela agência reguladora e monitoradas permanentemente por equipe técnica especializada”.
Fonte NSC Total