A Defesa Civil alerta que na segunda-feira (25), dia de Natal, um ciclone extratropical associado a uma frente fria podem provocar temporais com chuva intensa e rajadas de vento de até 70 km/h em todo o Estado.
Ainda, a pasta reforça que em alguns momentos, a chuva pode ser bastante volumosa e intensa. Essas condições podem causar transtornos como: destelhamentos, queda de árvores e danos na rede elétrica, assim como alagamentos e enxurradas pontuais.
Ainda assim, o risco é alto entre as regiões do Grande Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul, Grande Florianópolis e parte do Vale do Itajaí. Nas demais áreas, o risco é moderado. Conforme a Epagri/Ciram, as temperaturas marcam valores médios entre 31°C e 33°C no Estado, com extremos de até 36°C no Vale do Itajaí e Extremo-Oeste catarinense.
Véspera de Natal antecede chegada de frente fria e ciclone no Estado
No domingo (24), véspera do Natal, a instabilidade diminui, e o dia inicia com tempo firme e predomínio de sol no Estado. À tarde, com o calor e umidade, há condições para pancadas de chuva e temporais isolados, característicos do verão, em especial nas áreas do Grande Oeste ao Norte catarinense.
O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas aos temporais como alagamentos e enxurradas, destelhamentos, danos à rede elétrica e queda de galhos e árvores, segundo a Defesa Civil.
As temperaturas voltam a subir em todas as regiões, com máximas acima de 30°C no Grande Oeste, Vale do Itajaí e Norte de Santa Catarina. A exceção fica para as regiões entre o Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis, que ainda oscilam entre 27°C a 30°C.
Frente fria e ciclone se aproximam de Santa Catarina no dia de Natal
No dia de Natal, segunda-feira (25), o tempo volta a mudar no Estado, quando uma frente fria e ciclone que se forma sobre o mar, entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, provoca novos temporais com chuva intensa, rajadas de vento e eventual queda de granizo.
As instabilidades da frente fria e do ciclone avançam pelas áreas de divisa com o Estado gaúcho no final da manhã e se estendem para as demais regiões no decorrer do dia. Os ventos também ganham força e sopram constantes no Estado, com rajadas entre 50 e 70 km/h.
Foto: Eduardo Patel/BC Mil Grau/Reprodução/ND
Fonte: ND+ e Defesa Civil